Geral

Meteoro superbólido ilumina o céu do Rio Grande do Sul e é registrado por câmeras em Taquara

Fenômeno raro ocorreu na noite desta quarta-feira (23) e foi o mais intenso desde 2020, segundo observatório da região
Foto: Observatório Heller & Jung

Um meteoro do tipo superbólido cruzou o céu ao nordeste do Rio Grande do Sul por volta das 19h01min50s desta quarta-feira (23), iluminando a noite em diversas cidades do Estado. O fenômeno foi registrado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara.

De acordo com o diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, esse tipo de meteoro é extremamente brilhante e de grandes dimensões, geralmente apresentando luminosidade superior à da lua. “Trata-se de um evento raro. A última ocorrência de um superbólido com essa proporção no Estado foi em 2020”, explicou Jung.

O especialista alertou ainda que, embora seja um espetáculo visual impressionante, um superbólido pode causar grandes danos caso atinja áreas povoadas. “Esses meteoros, se caírem sobre uma cidade, têm potencial para provocar destruição significativa”, afirmou.

O evento desta quarta-feira reforça a importância do monitoramento constante do céu, realizado por observatórios e instituições dedicadas à astronomia.