
Sessão da Câmara
A Câmara de Vereadores de Taquara realizou, nesta terça-feira (22/4), a sua reunião semanal. Confira, abaixo, um resumo das falas dos parlamentares.
Gustavo Luz (PP) criticou a falta de resposta da Prefeitura quanto ao projeto sobre a taxa de sinistro, parado há 26 dias, o que considera um desrespeito ao Legislativo. Também repudiou o requerimento que pede investigação contra manifestações populares durante sessões, classificando-o como uma tentativa de intimidação à população e uma ameaça à democracia. Relembrou a rejeição de uma moção contra ofensas do Executivo a vereadores, apontando incoerência e submissão da Câmara ao Executivo. Prometeu levar o caso a órgãos nacionais e internacionais de defesa da democracia caso a investigação siga adiante.
Fabi Reinaldo (Republicanos) comemorou a conquista de R$ 900 mil por meio do deputado Carlos Gomes, destinados ao hospital e à saúde municipal. Aproveitou para cobrar diversas demandas da comunidade de Morro da Pedra, como consertos em ponte, alargamento de estradas, substituição de lâmpadas e roçadas. Lamentou a falta de atenção do Executivo, mesmo após sucessivos pedidos, e reforçou seu compromisso em continuar fiscalizando e cobrando melhorias para o interior.
Everton Rosa (PP) criticou o descaso com a ERS-020 e o Daer, mesmo após comitiva de vereadores ao órgão, sem retorno efetivo. Cobrou mais estrutura para atender as demandas do interior, como maquinário e pessoal. Defendeu o Executivo pelas construções de paradas de ônibus e disse que críticas às melhorias são infundadas. Encerrou pedindo respeito entre os vereadores, criticando a hipocrisia nos embates e defendendo que todos foram eleitos para trabalhar pela comunidade, e não para fomentar conflitos internos.

Magali Silva (União Brasil) elogiou os relatórios das comissões de ética e apontou o Executivo como causador dos conflitos recentes na Câmara. Criticou o travamento do projeto de retirada da taxa de sinistro, destacando o prejuízo financeiro para moradores do interior. Também expressou preocupação com o Hospital Bom Jesus, que tem enfrentado críticas por sobrecarga e falta de médicos. Defendeu mais estrutura para o atendimento no interior e cobrou manutenção de estradas, roçadas e iluminação pública.
Beto Lemos (PSB) destacou as inaugurações de ruas no bairro Empresa e os projetos de lazer previstos para a comunidade. Comentou reunião com o Ministério Público sobre alagamentos no Loteamento Olaria. Criticou o vereador Gustavo Luz por ações judiciais e por, segundo ele, se vitimizar e se afastar dos trabalhos da Câmara. Defendeu respeito aos vereadores e afirmou que há pessoas frequentando as sessões apenas para tumultuar, o que desrespeita o ambiente legislativo. Finalizou pedindo mais união para resolver os problemas do município.
Guido Mário Prass Filho (PP) celebrou inaugurações e melhorias em localidades como Olaria e Ideal, além de obras no Açoita Cavalo. Informou encaminhamento ao Daer sobre rachaduras na ERS-020 e defendeu a aquisição de uma unidade móvel de saúde. Criticou manifestações desrespeitosas contra vereadores durante as sessões e defendeu seu requerimento por respeito ao regimento interno da Câmara. Reafirmou que manifestações nas redes sociais são legítimas, mas ofensas no plenário precisam ser coibidas.
Carmem Fontoura (PSB) agradeceu as obras no Loteamento Olaria e lembrou da importância do Papa Francisco, falecido nesta semana. Lamentou o aumento da violência contra mulheres, defendendo mais ações preventivas. Elogiou um estudo recebido sobre desenvolvimento econômico local, reforçando sua defesa por estrutura e logística adequada para atrair e manter empresas na cidade. Solicitou novamente melhorias na ciclovia da ERS-115 e apoio do deputado Joel para pressionar a EGR por intervenções urgentes.
Jorge Almeida – Jorginho (Republicanos) anunciou a conquista de R$ 900 mil para a saúde, viabilizados com apoio do deputado Carlos Gomes. Destacou a inauguração de ruas no loteamento Olaria e cobrou a conclusão das demais vias. Agradeceu atendimentos da Secretaria de Obras e de Meio Ambiente, além da agilidade da iluminação pública. Criticou o serviço precário na ERS-020 e pediu continuidade nas cobranças por melhorias. Encerrou com uma mensagem bíblica, desejando uma boa semana a todos.
Mônica Facio (PT) comentou o avanço do projeto “Fios Limpos, Cidade Segura”, de sua autoria, que trata da segurança e estética urbana. Relatou visita ao Ministério Público com o vereador Beto [Lemos], tratando dos alagamentos crônicos no loteamento Olaria, problema que persiste há mais de 20 anos. Lamentou os números alarmantes de feminicídios no Estado durante o feriadão e propôs ações urgentes, inclusive por meio da Frente Parlamentar, para combater todas as formas de violência contra mulheres, meninas e idosas.
Telmo Vieira (PP) relatou visitas a empresas do interior, destacando a necessidade de melhorias em estradas e atenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Agradeceu ações da Secretaria de Obras no bairro Mundo Novo e cobrou agilidade em demandas da Batingueira. Alertou sobre a falta de estrutura para prevenção de desastres naturais com a chegada do inverno. Enfatizou o cumprimento da lei de prioridade no atendimento a idosos e PCDs e sugeriu campanhas de orientação sobre primeiros socorros no pré-natal, após relatar a morte de uma criança por queda não atendida a tempo.