Geral

Veja resumo dos pronunciamentos dos vereadores de Taquara

Dez dos 15 vereadores de Taquara se pronunciaram na sessão desta semana do Legislativo.

Sessão da Câmara

A Câmara de Vereadores de Taquara realizou, nesta terça-feira (22/4), a sua reunião semanal. Confira, abaixo, um resumo das falas dos parlamentares.

Gustavo Luz (PP) criticou a falta de resposta da Prefeitura quanto ao projeto sobre a taxa de sinistro, parado há 26 dias, o que considera um desrespeito ao Legislativo. Também repudiou o requerimento que pede investigação contra manifestações populares durante sessões, classificando-o como uma tentativa de intimidação à população e uma ameaça à democracia. Relembrou a rejeição de uma moção contra ofensas do Executivo a vereadores, apontando incoerência e submissão da Câmara ao Executivo. Prometeu levar o caso a órgãos nacionais e internacionais de defesa da democracia caso a investigação siga adiante​.

Fabi Reinaldo (Republicanos) comemorou a conquista de R$ 900 mil por meio do deputado Carlos Gomes, destinados ao hospital e à saúde municipal. Aproveitou para cobrar diversas demandas da comunidade de Morro da Pedra, como consertos em ponte, alargamento de estradas, substituição de lâmpadas e roçadas. Lamentou a falta de atenção do Executivo, mesmo após sucessivos pedidos, e reforçou seu compromisso em continuar fiscalizando e cobrando melhorias para o interior​.

Everton Rosa (PP) criticou o descaso com a ERS-020 e o Daer, mesmo após comitiva de vereadores ao órgão, sem retorno efetivo. Cobrou mais estrutura para atender as demandas do interior, como maquinário e pessoal. Defendeu o Executivo pelas construções de paradas de ônibus e disse que críticas às melhorias são infundadas. Encerrou pedindo respeito entre os vereadores, criticando a hipocrisia nos embates e defendendo que todos foram eleitos para trabalhar pela comunidade, e não para fomentar conflitos internos​.

Magali Silva (União Brasil) elogiou os relatórios das comissões de ética e apontou o Executivo como causador dos conflitos recentes na Câmara. Criticou o travamento do projeto de retirada da taxa de sinistro, destacando o prejuízo financeiro para moradores do interior. Também expressou preocupação com o Hospital Bom Jesus, que tem enfrentado críticas por sobrecarga e falta de médicos. Defendeu mais estrutura para o atendimento no interior e cobrou manutenção de estradas, roçadas e iluminação pública​.

Beto Lemos (PSB) destacou as inaugurações de ruas no bairro Empresa e os projetos de lazer previstos para a comunidade. Comentou reunião com o Ministério Público sobre alagamentos no Loteamento Olaria. Criticou o vereador Gustavo Luz por ações judiciais e por, segundo ele, se vitimizar e se afastar dos trabalhos da Câmara. Defendeu respeito aos vereadores e afirmou que há pessoas frequentando as sessões apenas para tumultuar, o que desrespeita o ambiente legislativo. Finalizou pedindo mais união para resolver os problemas do município​.

Guido Mário Prass Filho (PP) celebrou inaugurações e melhorias em localidades como Olaria e Ideal, além de obras no Açoita Cavalo. Informou encaminhamento ao Daer sobre rachaduras na ERS-020 e defendeu a aquisição de uma unidade móvel de saúde. Criticou manifestações desrespeitosas contra vereadores durante as sessões e defendeu seu requerimento por respeito ao regimento interno da Câmara. Reafirmou que manifestações nas redes sociais são legítimas, mas ofensas no plenário precisam ser coibidas​.

Carmem Fontoura (PSB) agradeceu as obras no Loteamento Olaria e lembrou da importância do Papa Francisco, falecido nesta semana. Lamentou o aumento da violência contra mulheres, defendendo mais ações preventivas. Elogiou um estudo recebido sobre desenvolvimento econômico local, reforçando sua defesa por estrutura e logística adequada para atrair e manter empresas na cidade. Solicitou novamente melhorias na ciclovia da ERS-115 e apoio do deputado Joel para pressionar a EGR por intervenções urgentes​.

Jorge Almeida – Jorginho (Republicanos) anunciou a conquista de R$ 900 mil para a saúde, viabilizados com apoio do deputado Carlos Gomes. Destacou a inauguração de ruas no loteamento Olaria e cobrou a conclusão das demais vias. Agradeceu atendimentos da Secretaria de Obras e de Meio Ambiente, além da agilidade da iluminação pública. Criticou o serviço precário na ERS-020 e pediu continuidade nas cobranças por melhorias. Encerrou com uma mensagem bíblica, desejando uma boa semana a todos​.

Mônica Facio (PT) comentou o avanço do projeto “Fios Limpos, Cidade Segura”, de sua autoria, que trata da segurança e estética urbana. Relatou visita ao Ministério Público com o vereador Beto [Lemos], tratando dos alagamentos crônicos no loteamento Olaria, problema que persiste há mais de 20 anos. Lamentou os números alarmantes de feminicídios no Estado durante o feriadão e propôs ações urgentes, inclusive por meio da Frente Parlamentar, para combater todas as formas de violência contra mulheres, meninas e idosas​.

Telmo Vieira (PP) relatou visitas a empresas do interior, destacando a necessidade de melhorias em estradas e atenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Agradeceu ações da Secretaria de Obras no bairro Mundo Novo e cobrou agilidade em demandas da Batingueira. Alertou sobre a falta de estrutura para prevenção de desastres naturais com a chegada do inverno. Enfatizou o cumprimento da lei de prioridade no atendimento a idosos e PCDs e sugeriu campanhas de orientação sobre primeiros socorros no pré-natal, após relatar a morte de uma criança por queda não atendida a tempo​.